Pular para o conteúdo principal

A oração que Deus ouve

Peguei de volta a minha bíblia e fui para o sofá. Deitei-me acomodando-me bem e abri o livro em II Crônicas cap. 6. Eu queria ler de novo a oração de Salomão em consagração ao templo. Eu já tinha lido outras tantas vezes. O texto me é familiar. O sol brilhava lá fora. Era um fim de semana. Podia finalmente relaxar e aproveitar um descanso que julguei merecer. Me encanta as histórias bíblicas. Aprendi a aprecia-las desde criança quando ouvia meus pais contando.

Davi é um dos meus personagens preferidos. As histórias dos templos me encantam a começar pelo tabernáculo de Moisés. A paixão de Davi e o seu interesse por edificar uma casa para Deus me emocionam. Sei que a ele não foi permitido construir uma morada para Deus porque era homem de guerra. Suas mãos estavam sujas de sangue. Mas, a ele não foi colocado impedimento para desejar e fazer o que estava ao seu alcance para que o templo fosse edificado.

Toda a oferta necessária para uma construção que ficou tão famosa foi feita através de Davi. Após isso a responsabilidade era de Salomão que edificou o templo e o consagrou ao Senhor. Sua oração me comove. Aliás, orações me comovem. Salomão foi um homem sábio e na sua sabedoria orou ao Senhor uma oração que vale a pena conferir. Ao que parece ele entendia bem o comportamento humano e compreendia os preceitos do Senhor.

Eu estava lá deitada no sofá lendo mais uma vez aquele texto quando lágrimas começaram a cair dos meus olhos. Que oração objetiva, sem rodeios, sincera e esperançosa! Como é bom orar aquela oração que sai do profundo da alma. Salomão sabia que naquele momento Israel se alegrava em poder andar com Deus e tê-lo habitando no meio deles. Que naquele momento de festa o coração do povo estava de acordo com os preceitos do Senhor. Naquele momento havia culto sincero, louvor e adoração para Deus. Mas, ele sabia que com o passar do tempo e vindo circunstâncias adversas o povo se desviaria. E, desviando o povo, as consequências viriam. Ele conhecia as bênçãos e maldições. As consequências da obediência tal como da desobediência. Ele também sabia o caminho de volta. Tudo isso estava presente em sua oração.

Nos lembramos da resposta do Senhor a esta oração. Pegamos como amuleto as palavras de II Crônicas 7:14. Mas, me encanta saber o que está por trás desta resposta, uma oração sincera. Deus responde a oração dizendo que a partir daquele momento ele estaria atento as orações que se fizesse naquele lugar, que aquele templo havia sido escolhido como casa de sacrifício.

Oração. Resposta de oração. Como Deus é fiel à sua palavra! O templo de Salomão já não existe a tanto tempo, mas assim como Jesus disse à mulher no poço de Jacó: Vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade, ele continua atento as orações. Não é necessário estar num templo (embora nada se compara). Você pode orar em qualquer lugar. A bíblia fala que Jonas estava no ventre de um peixe, ele chamou aquele lugar de inferno, e de lá ele orou, e Deus o ouviu.

A palavra de Deus se mantem fiel. Ele está atento a oração que se faz em espirito e em verdade. Ele continua a responder a oração. E como! Ele tem uma multidão de formas de responder. Ele responde na individualidade. Ele ouve e responde orações. Só pare um pouquinho e ore. Em silencio ou chorando. Só ore. Rasgue o seu coração. Não meça as palavras. Não faça rodeios. Não há tempo a perder.

Eu fechei a bíblia. Em lagrimas orei ao Senhor. Eu tenho certeza que ele me ouviu. E ele te ouvirá também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e