Pular para o conteúdo principal

A fé de uma menina anônima

I e II reis são para mim os livros mais fáceis de ler de toda a bíblia. Neles encontramos os relatos dos ministérios dos profetas Elias e Eliseu. Suas histórias são repletas de milagres e maravilhas. Tenho voltado minha atenção para a história narrada no capitulo 5 de II Reis. O escritor fala sobre a cura de Naamã, o capitão do exercito da Síria. 

A narração começa enaltecendo a posição deste homem em relação à sua pátria. Ele havia conquistado uma batalha contra Israel e por conta disso adquirido muito respeito de todo o povo. Desta batalha ele capturou uma menina que se tornou serva da sua esposa. Em seguida o escritor dá a conhecer a condição deste homem, ele era leproso. Ora, a lepra era uma doença que limitava em muito a vida das pessoas, não só do ponto de vista da saúde, mas também do ponto de vista social. Um leproso não podia viver em sociedade. Deveria ser posto para fora da cidade. 

A história não menciona o nome dessa menina, nem sua idade e nem sua origem familiar. Mas, ela está ali como uma personagem importante da história de Naamã. Então vemos que ela se dirige à sua senhora, esposa do capitão, dizendo que em Israel haveria um profeta que poderia curar Naamã da Lepra. Leio a história com pouca atenção até aqui. A esposa do leproso ouve a recomendação da menina e avisa Naamã. Ele por sua vez vai até ao rei repassando a recomendação e o rei por sua vez manda que o capitão vá a Israel para ser curado.

Uau! Qual adulto dá tamanha atenção ao que diz uma criança? E por que dariam tanta atenção a uma criança que está na condição de escrava, vivendo em servidão? O que esta menina tinha de especial para colocar em polvorosa toda aquela gente? Eu estou agora com a atenção completa nesta criança. Qual seria a sua origem familiar? Que tipo de educação ela havia recebido? Qual era a sua fé? E por que ela acreditava no profeta?

Vou para o livro de Lucas, capitulo 4 verso 27 onde Jesus menciona que no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos e nenhum deles foram curados a não ser Naamã. Isso significa que aquela criança não tinha referencia de curas de lepra. Ninguém jamais havia sido curado de lepra através do profeta Eliseu. Como ela acreditava que isso poderia acontecer ao ponto de mover o coração da sua senhora, do seu senhor e do rei da Síria? Que fé extraordinária! A fé de uma criança anônima resultou não apenas na cura de Naamã, mas também na sua conversão, pois, logo depois de ser curado aquele homem declara: “Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel”. 

Aquela menina creu em Deus e no seu profeta e fez prosperar o lugar onde seus pés tocaram.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

“Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;” 2 Crônicas 20:20

E então, nossa fé tem impactado tanto as pessoas ao nosso redor como a fé daquela menina? Estamos dispostos a nos tornar anônimos contanto que nossa fé jamais permaneça no anonimato?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e