Pular para o conteúdo principal

Por Trás da Aparência

Você já se deparou com alguma sugestão de vídeo de maquiagem nas redes sociais? Não sei a razão para estas sugestões aparecer, mas algumas vezes parei para assistir. São vídeos curtos mostrando o antes e o depois da maquiagem ou o contrário. É inevitável pensar em como as pessoas se iludem com a beleza artificial. Não raro aparece alguma manchete sensacionalista alardeando que tal ou tal artista foi flagrada sem maquiagem. A “notícia” é capaz de causar um frisson na internet. Como a aparência é relevante neste mundo! As marcas de cosméticos faturam bilhões por ano e agitam a economia. É possível ver academias e centros estéticos espalhados em cada quarteirão por onde se passa. Anúncios de produtos alimentícios que prometem resultados incríveis na aparência estão espalhados por todas as partes. Aparência é tudo diz o bordão popular. Ela atrai a atenção do homem desde sempre e é ela o foco da minha reflexão hoje.
Israel era uma nação teocrática, ou seja, seu sistema de governo e poder estava centrado em Deus. Eles viviam sobre suas regras e seu domínio. Os profetas e juízes eram homens orientados por Deus para liderar sobre a nação. Porém, chegou um tempo em que Israel começou a observar as nações ao seu redor e perceber que eles tinham um rei. Aquilo pareceu mais atraente para eles. Foi então que aquele povo clamou por um rei. Samuel era o profeta daqueles dias e foi quem apresentou o clamou do povo a Deus. Seu coração estava quebrado com a situação. Porém, Deus o consolou dizendo que o que Israel havia rejeitado não era o profeta, mas sim Ele próprio. A seguir Deus orienta Samuel e o apresenta a Saul. Ele era um homem de boa aparência e ao ver o povo aclamou: viva o rei!
Se você conhece um pouco da história bíblica, sabe que o reinado de Saul acabou quando ele desobedeceu a Deus. Então o profeta Samuel foi orientado a buscar por um homem segundo o coração de Deus. Ele foi até a casa de Jessé para lá ungir um novo rei para governar Israel. Jessé tinha vários filhos. Todos eles tinham uma boa aparência e isto tornou difícil a busca de Samuel. Eles eram homens fortes, altos enfim fisicamente atraentes. A aparência lembrava a de Saul, a referência de rei que eles tinham. E como é sabido, Deus orientou Samuel dizendo: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. 1 Samuel 16:7
Este é o grande problema, nós olhamos para a aparência. O resultado disto tem sido o alto índice de depressão e que muitas vezes culmina em suicídio. A busca desenfreada para atender a uma expectativa de aparência que não corresponde a verdade. É o rosto simétrico e perfeitamente hidratado escondendo uma porção de camadas de produtos sintéticos, pele lisa esticada por preenchimentos de toxinas, cintura finas definida por cintas ou procedimentos cirúrgicos altamente invasivos. É a musculatura estimulada por anabolizantes, é a perda de peso exagerada causada por transtorno alimentar. Uma corrida maluca em busca de um padrão de beleza criado artificialmente para gerar lucro, que não se preocupa com a saúde mental e corporal. 
Certamente o que Samuel estava buscando não era esse padrão de beleza exagerado, mas havia sim uma atenção para a aparência. E o que Deus estava buscando estava no campo. Davi estava trabalhando, cuidado daquilo que lhe fora confiado, arriscando a própria vida para proteger o seu rebanho. Estava desenvolvendo o senso de proteção, prudência e ousadia. E é interessante notar que quando ele entra em casa, a sua aparência não deixa a desejar. Após sua aparição nós somos apresentados a mais algumas características deste homem que tinha o coração segundo o coração de Deus: ele era músico talentoso, forte e destemido, homem de guerra, sério no trato, bom orador, boa aparência e o melhor, era aprovado de Deus. Quer melhor garantia? 
A aparência engana desde sempre. Ela pode muitas vezes ser usada como parâmetro para as nossas escolhas. Se não atentarmos para a realidade e a essência das coisas continuaremos vivendo debaixo de um jugo difícil de suportar. Pense nisto! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e