Pular para o conteúdo principal

Esperando a condição ideal?

Obrigada por sua visita ao meu blog. Hoje gostaria de compartilhar com você uma questão: Qual a condição ideal para que coisas boas aconteçam? E para facilitar a compreensão do que eu quero tratar vou usar como exemplo a gravidez. Qual a condição ideal para que uma mulher engravide? (Não se preocupe. Não estou fazendo uma pesquisa para saber como engravidar. Não é o caso). Bem, provavelmente a resposta correta para minha pergunta seja: a condição ideal para que uma gravidez ocorra é que a mulher seja saudável, fértil e esteja numa idade entre 18 a 25 anos. 
Maternidade é um tema que me impressiona. Eu acho que Deus mantem este tema envolto em um grande mistério. Sou fascinada com o que ele faz à mulher quando ela se torna mãe e como ela se transforma a partir do momento em que o resultado dos seus exames dá positivo. É impressionante! 
Quero mencionar algumas pessoas que podem ser facilmente reconhecidos: Sara, Rebeca, Raquel, Ana e uma que teve seu nome oculto, a mulher de Manoá. O que lhe ocorre quando lê essa sequência de nomes? Vou facilitar. Todas elas foram importantes no plano e proposito de Deus. Elas foram mãe de Isaque, Jacó, José, Samuel e Sansão respectivamente. Estes personagens são muito conhecidos na história cristã. 
Pode ser que, por serem parte de um proposito divino, você imagine que todas elas eram férteis, saudáveis e com uma idade entre 18 a 25 anos. Ou seja, você imagina que elas tiveram as condições ideais para gerar seus filhos e atender ao propósito de Deus. Se você pensa assim, desculpe me dizer, você não tem muito conhecimento bíblico...
Ao contrário das condições ideais, todas estas mulheres tinham problema para engravidar, seja pela idade avançada (afinal quem espera que uma mulher de 99 anos gere uma vida em seu útero?), ou eram estéreis ou tinha ovário policístico (uma doença comum entre as mulheres atualmente) que dificultam a fecundação, enfim, as condições não eram favoráveis, mas, Deus não via problema nisto. 
Nós procuramos condições ideias para o agir de Deus e ao que parece Deus não se incomoda com as condições adversas. Deus age de uma maneira que nós não compreendemos e talvez por isto nos desesperamos. Ele diz não se preocupe com o dia de amanhã e nós ficamos a roer as unhas pensando o que será de nós no dia de amanhã. Ele nos dá uma promessa e nós ficamos pensando quando será que as condições ficarão ideais e enfim Deus cumprirá suas promessas? 
Sara riu. Nós fazemos diferente?
Deus é aquele que faz da mulher estéril mãe de filhos. Ele é aquele que faz do vale de Arcor uma porta de esperança. Ele é aquele que faz da situação adversa a situação ideal para que algo maravilhoso aconteça. Você precisa conhece-lo mais. Você precisa descobrir que ele é todo poderoso, onipotente e onisciente. Eu e você precisamos confiar que ele pode fazer o impossível acontecer. Ele pode! Só ele pode. E Ele fará o que lhe apraz. 
Não espere a condição ideal, espere o agir de Deus, isto é o suficiente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e