Pular para o conteúdo principal

Sobre a lista de objetivos

Você é daquelas pessoas que fazem listas de objetivos no início do ano? Ou daquelas que estipulam metas para longo e curto prazo? Se você é, eu não sei. O que sei é que eu sou uma destas pessoas. Devo dizer que eu já fiz isto com mais empenho quando mais nova. Talvez eu tenha aprendido com as entrevistas de emprego. Nelas sempre aparece a pergunta: onde você quer estar daqui a cinco anos. Isto é longo prazo, não é? Ou longo prazo é mais de cinco anos? Confuso!
Bem, eu sei que eu tive uma lista em especial em que pontuei algumas metas para minha vida. E passados alguns anos, percebo que minha lista está por um triz de se acabar. Eu era bem mais nova do que sou hoje. Estava liderando o grupo de jovens da minha igreja. Numa de nossas reuniões eu, inspirada pelos ensinamentos de John Maxwell, que também fala muito de metas, sugeri aos jovens que me acompanhassem em fazer uma lista de objetivos. Eu os Incentivei a colocar no papel os seus sonhos pequenos e grandes, metas para curto e longo prazo. Para mim foi uma surpresa agradável ouvir os objetivos de vida deles. 
Assim como eu realizei boa parte daquilo que coloquei na minha lista, muitos daqueles jovens que escreveram suas listas também realizaram os seus sonhos. Sou testemunha que vários deles se formaram, se casaram ou adquiriram bens. Sinto-me como que participante destas realizações. Por minha vez, escrevi um livro, comprei um carro, fiz uma pós-graduação e fiz uma viagem para fora do país. Ainda falta um item daquela lista. Só um. Hoje está muito mais próximo de realiza-lo do que quando coloquei no papel, estou trabalhando para isto e já tenho dada para tal.
No entanto podemos cair em armadilha quando interpretamos a lista como um fim e não um meio. Explico. Quando fazemos uma lista, temos a tendência de não flexibilizar nossos objetivos. Mas, objetivos de longo prazo devem ser revisados. A razão para isso é que com o decorrer do tempo podemos mudar nossa percepção de vida e aqueles objetivos de antes pode não condizer com o que pensamos ou desejamos fazer hoje. Outra armadilha pode ser que deixamos de buscar novas realizações. Se nossa lista é um fim e não um meio, o que devemos fazer quando a lista acaba? Devemos deixar de sonhar? Devemos abandonar nossas metas? Fazer uma nova lista?
Uma pessoa bem orientada consegue chegar à realização pessoal e fazer com que os demais ao seu redor alcancem o sucesso também. Estabelecer metas é uma ótima forma de orientar sua vida, mas elas não podem engessar suas decisões. Vamos crescer juntos? Vamos estabelecer metas, resgatar nossos sonhos e alcançar o sucesso. Vamos rever nossas listas, modifica-las ou adaptá-las se necessário. Estamos praticamente no meio do ano e agora é um bom momento para isto. 
Sucesso para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e