Eu aprecio a resposta de Pedro a Jesus quando indagado pela terceira vez se ele o amava. Constrangido pela semelhança da quantidade de perguntas e a quantidade de negativas que dera sobre Jesus ele responde: tu sabes tudo, tu sabes que te amo. (Jo 21:17)
Ora, Pedro havia negado conhecimento do mestre em meio a pressão e Jesus já o havia advertido que assim ele faria. Mas, como prever as reações? O discípulo não podia imaginar que diante da situação adversa reagiria assim. Seus medos foram maiores que ele.
Tu sabes tudo. Pois bem, Jesus sabia que ele o negaria e que de fato o negou. Jesus sabia que ele se mostrava valente, mas que no momento do aperto ele se acovardaria. Jesus o conhecia bem e por conhecê-lo tão bem o escolheu. Interessante né? Sua escolha não foi depois da negativa de Pedro. Quantos mais Jesus escolheu antes dos erros? Que tal Davi? Salomão? Eu? Você?
Jesus nos conhece do fim ao começo. Ele quem nos fez. Conhece nossa vida por inteiro. E mesmo assim nos escolheu. Se ele nos escolheu deve haver algo em nos que o agrada. Alguma coisa dentro de nós faz com que ele diga: vale a pena. Eu sei que muitas vezes pelo caminho vamos ter que dizer como Pedro numa forma de reconhecer nosso erro. Tu sabes tudo. Sabe que não sou forte o suficiente ou que cometo erros mesmo quando busco acertos. Tu sabes que por vezes minha fé não é colocada em ação. Sabes que deixo de fazer o que sei ser o certo. Tu sabes. Alias tu sabes muito mais que eu mesmo posso saber. Tu sabes qual é o fim antes do começo. E apesar de conhecer todo o meu lado fraco, limitado e mal, tu sabes que te amo.
Pedro foi chamado para apascentar as ovelhas do rebanho de Jesus. Ele foi escolhido para apregoar o nome do Senhor. Ele foi revestido de poder e ousadia. Pela ação do Espirito Santo fez uma carreira ministerial admirável. Ganhou muitos para Jesus. Fez um baita trabalho na ceara do Senhor. Tu sabes tudo! Uau! O que Jesus conhecia de Pedro era algo extraordinário.
E assim também Deus nos chamou. Ele nos escolheu porque sabe tudo. Sabe como extrair de nós o nosso melhor. Sabe do que precisamos. Ele conhece nossa capacidade.
Tu sabes tudo. Sabes que te amo. Que essa expressão de total reconhecimento de quem somos e de quem Deus é nos aproxime mais de Jesus. Temos algo que agrada a Deus e isso já deveria ser o suficiente para nos incentivar a sermos melhores. Deus o abençoe!
Comentários