segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mandamento ou Entretenimento?

Já faz algum tempo que a televisão brasileira tem exibido uma programação apelativa aos religiosos. Logicamente a intenção é atrair um publico que repudia certas programações e assim manter uma boa marca de audiência. Os 10 mandamentos tem sido um assunto bastante explorado neste ano. São novelas, filmes, teatros e musicais. Tenho visto o burburinho que esse tema tem causado, vejo comentários sobre os recursos cenográficos e efeitos especiais e percebo como o roteiro seguido tem floreado a realidade bíblica.  
Infelizmente há muitas pessoas que preferem alimentar destas fontes a mergulhar na bíblia e obter dela o conhecimento de Deus. Fazendo assim adquirem uma percepção distorcida de Deus, de quem ele é e do que ele é capaz de fazer. Que pena!
Muitos não sabem o que de fato os 10 mandamentos significam. Não sabem 1/3 dos mandamentos. Não entendem sua importância e o seu por que.  
Vamos relembrar? Êxodo 20:1-17:
1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás o dia do Senhor.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás atos impuros.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
10º Não cobiçarás os bens alheios.
Os mandamentos foram entregues a Moisés por Deus após a saída do Egito. Ali começava um novo tempo para o povo hebreu que mais tarde seria conhecido como Israel. Os mandamentos eram advertências a este povo escolhido para que não pecassem contra Deus. Eram ordenanças para que, obedecendo, fossem abençoados na terra prometida.
Tenho pensado sobre esse assunto. Deus deu o modelo a ser seguido. Ele deixou claro o que lhe agrada. Se quiser agradá-lo e viver para ele é só seguir o modelo. Difícil? 
Nestes mandamentos há promessas também. Promessa de longevidade e de uma vida próspera. Êxodo 20:12. Esse é o segredo de longevidade que a ciência tanto procura. Não há outra fórmula senão a obediência a esse mandamento: honrar pai e mãe. É o primeiro mandamento com promessa. Efésios 6:2-3.
Interrogaram a Jesus acerca dos mandamentos. Queriam o testar e saber qual de todos os mandamentos seria o mais importante. Jesus não teve problema algum em responder: “O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:29-31).
O resumo para os mandamentos é o amor. O escritor aos romanos diz: “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. (Romanos 13:10)
Amando a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo cumprirás os mandamentos do Senhor. Um filme, uma novela, um teatro ou um musical pode entreter um espectador, mas somente um encontro real e genuíno com Deus pode transformar uma vida. 
Por que obedeço aos mandamentos? Porque quero agradar a Deus. Quero andar com ele aqui e morar com ele na eternidade. 
Se existe um modelo eu quero segui-lo, se agrada a Deus eu quero obedecer. 
Não é entretenimento, é mandamento. 

Nenhum comentário: