Pular para o conteúdo principal

Mandamento ou Entretenimento?

Já faz algum tempo que a televisão brasileira tem exibido uma programação apelativa aos religiosos. Logicamente a intenção é atrair um publico que repudia certas programações e assim manter uma boa marca de audiência. Os 10 mandamentos tem sido um assunto bastante explorado neste ano. São novelas, filmes, teatros e musicais. Tenho visto o burburinho que esse tema tem causado, vejo comentários sobre os recursos cenográficos e efeitos especiais e percebo como o roteiro seguido tem floreado a realidade bíblica.  
Infelizmente há muitas pessoas que preferem alimentar destas fontes a mergulhar na bíblia e obter dela o conhecimento de Deus. Fazendo assim adquirem uma percepção distorcida de Deus, de quem ele é e do que ele é capaz de fazer. Que pena!
Muitos não sabem o que de fato os 10 mandamentos significam. Não sabem 1/3 dos mandamentos. Não entendem sua importância e o seu por que.  
Vamos relembrar? Êxodo 20:1-17:
1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás o dia do Senhor.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás atos impuros.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
10º Não cobiçarás os bens alheios.
Os mandamentos foram entregues a Moisés por Deus após a saída do Egito. Ali começava um novo tempo para o povo hebreu que mais tarde seria conhecido como Israel. Os mandamentos eram advertências a este povo escolhido para que não pecassem contra Deus. Eram ordenanças para que, obedecendo, fossem abençoados na terra prometida.
Tenho pensado sobre esse assunto. Deus deu o modelo a ser seguido. Ele deixou claro o que lhe agrada. Se quiser agradá-lo e viver para ele é só seguir o modelo. Difícil? 
Nestes mandamentos há promessas também. Promessa de longevidade e de uma vida próspera. Êxodo 20:12. Esse é o segredo de longevidade que a ciência tanto procura. Não há outra fórmula senão a obediência a esse mandamento: honrar pai e mãe. É o primeiro mandamento com promessa. Efésios 6:2-3.
Interrogaram a Jesus acerca dos mandamentos. Queriam o testar e saber qual de todos os mandamentos seria o mais importante. Jesus não teve problema algum em responder: “O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:29-31).
O resumo para os mandamentos é o amor. O escritor aos romanos diz: “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. (Romanos 13:10)
Amando a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo cumprirás os mandamentos do Senhor. Um filme, uma novela, um teatro ou um musical pode entreter um espectador, mas somente um encontro real e genuíno com Deus pode transformar uma vida. 
Por que obedeço aos mandamentos? Porque quero agradar a Deus. Quero andar com ele aqui e morar com ele na eternidade. 
Se existe um modelo eu quero segui-lo, se agrada a Deus eu quero obedecer. 
Não é entretenimento, é mandamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor?
O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não?
A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”.
Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostram ape…

Encontre a resposta!

Palavras e imagens sempre foram objetos da minha curiosidade. Talvez esta seja a razão porque gosto de fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeça e resolver exercícios de lógica.  Recentemente me vi num entrave com um exercício de lógica. Quatro imagens propunham uma palavra com seis letras. A primeira imagem era de um ovo, a segunda de um bolo de aniversário, a terceira de um cachorro e a última de uma prateleira de sapatos. Fiquei por muito tempo tentando achar a lógica daquele exercício. O que tem em comum um ovo, um bolo, um cachorro e sapatos?  Tentei várias palavras e nada. Deixei o exercício de lado por algumas vezes na esperança de voltar com uma solução. ‘Quebrei a cabeça’ com aquele enigma. Estava procurando uma ligação das imagens até perceber que a lógica estava na cor e não nas imagens em si. Mudei o foco para a cor e facilmente preenchi os espaços com as letras. Interessante como fixamos os olhos no problema e deixamos de perceber a solução bem diante dos nossos olhos. Nã…

Falando sobre "Lagar"

O que Gideão fazia no lagar? Se sua resposta foi diferente de "malhando trigo" acho que não está familiarizado com a história deste homem, pois, era exatamente isso que ele estava fazendo. Mas... para que serve um lagar? Afinal de contas... onde é que se malha o trigo? Bem, não me incomodo se essas perguntas nunca lhe passaram pela cabeça. Porém, desde minha última postagem no blog tenho meditado sobre essa passagem bíblica. O lugar correto para se malhar trigo chama-se Eira que segundo o dicionário quer dizer: extensão de terreno limpo e batido, ou lajeado, onde se secam, malham, trilham e limpam cereais e legumes; Sabe porque Gideão preferiu malhar o trigo num lagar? Ele não estava disposto a perder o seu sustento para os Midianitas. Por algum tempo os midianitas consumiam todo o alimento produzido pelos israelitas. Não somente as suas plantações eram destruídas mas também o seu rebanho. Muito bem, vamos voltar ao lagar... Segundo o dicionário lagar é: tanque onde se espremem ou p…