Pular para o conteúdo principal

Que dia? Hoje ou Amanhã?

Tempo. Já parou para pensar sobre o assunto? Já teve a curiosidade de buscar no dicionário a definição desta palavra? Eu tive.
Tempo é algo que me atrai a atenção. Fiquei surpresa ao abrir o dicionário e encontrar uma das maiores descrições do significado de uma palavra. Escolhi apenas duas para refletir um pouco: 1. Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância. 2. A existência humana considerada no curso dos anos. Aí está! Gostei! Medida de duração.
Costumamos marcar o tempo. Contamos anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos e ainda não é tudo. Temos ao nascer uma expectativa de vida, ou seja, uma média de anos que se espera viver. Aliás, recentemente a expectativa de vida do brasileiro aumentou e influenciou mudanças significativas na previdência social. O brasileiro passou a ter uma expectativa de vida de 74,9 anos o que corresponde a 74 anos, 10 meses e 24 dias.
Percebemos o tempo de maneira diferente isso porque alguns fatores influenciam nossa percepção: fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Exemplo disso? Uma mulher que está prestes a dar a luz encara o tempo muito diferente da maneira como uma mulher que ainda não teve a sua primeira gravidez. Uma mulher que está com o casamento marcado com uma agenda super apertada encara o tempo muito diferente de uma adolescente que ainda não vive o seu grande amor. Um pai de família desempregado encara o tempo muito diferente do que um executivo de sucesso e por aí vai. 
Vemos na bíblia sagrada alguns exemplos práticos da forma como cada indivíduo percebe o tempo. Uma das passagens referente a este assunto que mais me impressiona está em Êxodo capitulo 8.
Certamente você já leu esta história: As 10 pragas do Egito. Na segunda praga (a das rãs), Faraó chama Moisés para que ele rogue a Deus a fim de que ele dê fim à praga. Moisés pergunta à Faraó quando ele queria que a praga sessasse. O que ele responde? Você se lembra? Agora? Imediatamente? Já? ... NÃO! Ele responde: AMANHÃ! 
Como assim? Ele tinha a oportunidade de pedir a Deus que fizesse a praga sessar a qualquer instante e deixa para amanhã? Algo te parece familiar? 
Quando Jesus vai visitar Marta e Maria após a morte de Lázaro (Jesus encarava o tempo de forma muito diferente ao ponto de ir visitar seu amigo depois que ele já estava morto a 4 dias...) Jesus exorta Marta a crer na ressurreição e ela diz crer que no último dia Lázaro ressuscitaria. Quando? No último dia. Jesus diz para Marta, se tu creres HOJE verá a glória de Deus. Percepções do tempo diferentes! (João cap. 11).
Jesus conversando com a mulher samaritana no poço de Jacó fala a respeito do culto a Deus. A mulher samaritana diz que acreditava que o messias viria e que quando ele viesse ele ensinaria todas as coisas. Qualquer dia. Um dia indeterminado. E... O messias estava ali diante dela! Jesus então fala: A hora já chegou e é AGORA! (João cap. 4). 
Nós podemos viver hoje o que Deus tem reservado para nós. Podemos viver exatamente o propósito de Deus para nossas vidas HOJE, AGORA se decidirmos viver para Ele e submissos à sua vontade! Porém, infelizmente, convivemos com a síndrome de Faraó, deixamos para tomarmos essa decisão tão importante AMANHÃ. Talvez a expectativa de vida nos deixa muito relaxados, despercebidos... 
Mas, o amanhã não nos pertence. Podemos determinar como vivemos HOJE. O que faremos a respeito disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e