Pular para o conteúdo principal

Apenas decisão!

Sábado passado tive a grata oportunidade de pregar no culto dirigido pelas irmãs na AIDB – Curitiba. Fiquei surpresa com o convite uma vez que no culto anterior (25/08) fui eu quem pregou também. Agradeço a Miriam (minha irmã 2X) pelo convite e ao pr. Gerson pela confiança. Sei que sou apenas um instrumento e quero sempre estar pronta para Deus.
A mensagem que senti no coração e me prontifiquei a pregar foi a respeito da decisão de louvar a Deus, decisão de orar, decisão de buscar a sua vontade... Para fundamentar a pregação escolhi o texto de Gênesis Cap. 29 que descreve o nascimento das tribos de Israel.
Apaixonei-me por esse texto há muito tempo quando percebi um tesouro escondido nas entrelinhas.
Lia não era uma mulher feliz. Era feia (é o que dá a entender pela sua descrição) e foi dada como esposa a um homem que não a amava. Serviu a Jacó como esposa por sete anos enquanto ele trabalhava por Raquel e após sete anos teve que dividir o matrimônio com sua irmã mais jovem, mais bonita e amada...
Não quero entrar no mérito da questão. O matrimônio naquele tempo era diferente de tudo que se vive hoje e principalmente longe de qualquer semelhança com Brasil.
Voltando à Lia... Deus a abençoou dando-lhe filho. É essa a descrição:
“E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.
E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o SENHOR ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão.
E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi”. Gênesis 29:32-34
Imagine. Primeiro filho. A honra de se tornar mãe. A felicidade de ter nos braços um herdeiro e a oportunidade de nomeá-lo. Algumas mulheres acham pouco o tempo de 9 meses para a escolha de um nome, pois é algo muito significativo.
Lia dá ao seu primogênito o nome que sugere a aflição da sua vida! Ao segundo ela menciona o desprezo que sofria e ao terceiro expõe sua intenção de “subornar” seu marido com filhos para ter o seu amor.
Difícil né? Apesar de suas três tentativas, Lia não conseguiu mudar sua história.
Porém, no próximo verso noto uma mudança muito significativa na atitude dessa mulher. Veja o que diz: “E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz”. Gênesis 29:35
Ela tomou uma decisão de louvar ao Senhor! Judá, portanto foi o filho dessa decisão. A história dessa tribo é muito interessante. Jacó dá a sua bênção aos filhos em Gênesis cap. 49 e Judá é mencionado como um leão. Cantamos até hoje sobre o leão da tribo de Judá. Dessa tribo nasceu reis poderosos como o rei Davi. Jesus também nasceu dessa tribo. Não acho que seja mera coincidência. Acredito que a decisão de Lia refletiu em todas essas bênçãos.
Olhando para Atos dos Apóstolos cap. 16 vemos um relato interessante sobre decisão.
Paulo e Silas foram lançados em prisão depois de serem açoitados. Eles estavam fazendo a vontade de Deus. Acho importante frisar isso. Estavam pregando a palavra de salvação, fazendo sinais em nome de Jesus, andando na fé e foram parar naquela situação. A coisa estava feia. Porém está escrito que eles decidiram orar e cantar hinos a Deus. Isso é decisão! Apenas decisão. Podiam estar fazendo qualquer coisa e principalmente reclamando de todo o sofrimento e dor. A decisão deles tocou o coração de Deus. Acredito nisso. Aconteceu um terremoto e eles foram libertos. Pregaram a palavra e deram testemunho de Jesus o Cristo. Houve conversões naquele contexto. Almas foram salvas. Por quê? Em meio a toda tormenta dois homens decidiram louvar a Deus.
Não significa que seja fácil. A bíblia não traz referencia nenhuma quanto a isso. No entanto, a bíblia nos garante (e eu creio) que Deus nos ajuda. Ele nos esforça. Ele nos dá bom ânimo. Ele luta por nós e nunca nos deixa só. (Josué 1:5 / Isaías 41:10,13 / Mateus 28:20)
Cabe a nós tomarmos a decisão como fizeram esses personagens, louvar a Deus acima de qualquer circunstância e deixar que ele cuide do resto.

Comentários

Miriam disse…
Oi, boa palavra. E que desafio! Que Deus nos ajude a ter o discernimento e a determinação em adorá-lo independentemente das circunstâncias. Bjs! (Se quiser um beijo físico mesmo é só gritar que eu vou aí, rsrs)

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e