domingo, 27 de maio de 2012

Sonhador ou Empreendedor - O que você é?

Ok! Admito minha falha. Os ventos mudaram. Estou entre estudo, trabalho e transformações. Desafios? Aos montes...
Ao contrário do que podem pensar tenho estado numa condição de muitas reflexões. O problema é organizar tudo em textos curtos.
Tenho pensado muito em dois homens. Neemias e José. (nenhuma novidade né?)
José é referência de um sonhador e Neemias de um líder.
A razão de pensar nesses homens é que tenho estudado sobre empreendedorismo.
Limitar José a um sonhador é anular suas características de empreendedor e falar apenas das características de líder de Neemias é deixar passar batido os sonhos impressionantes que esse homem teve.
José não se deixou abater pelos desafios. Ele aproveitou as oportunidades que teve para explorar seu talento administrativo. Ele foi um homem apaixonado por sua visão e mesmo em prisão conseguiu impactar as pessoas ao seu redor mantendo abertas as portas das oportunidades. Ele tinha um plano de ação muito antes de chegar à altura de usá-lo e não teve medo de assumir riscos. Acreditava em si mesmo e em Deus para encarar os desafios proposto.
E Neemias?
O cara foi demais!
Ele tinha compreensão do que se propôs fazer. Energia para agir. Paixão pela visão. Era bem resolvido. Seu plano de ação foi totalmente ousado, resistente e abrangente.
Ele sonhou com uma cidade protegida. Sonhou com a restauração do culto.
O mais importante de tudo que ele intentou fazer é que ele fez. Encarou desafios e não se deixou vencer pelos importunos. Estendeu o benefício de sua realização a Jerusalém. Conseguiu atrair seguidores comprometidos pela obra através da paixão por sua visão. Ele foi sensacional.
Já ouvi muitas vezes que o lugar que mais concentra sonhadores é o cemitério. Ali são enterrados vários sonhos que não se realizaram. Sonhos provavelmente com alto potencial para revolucionar o mundo. Mas, ser apenas um sonhador não muda muita coisa. É preciso ser empreendedor. É preciso se aventurar à realização de coisas difíceis ou fora do comum.
E então? Você é um sonhador ou um empreendedor?

Nenhum comentário: