quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Que Você Comemora na Páscoa?

Estamos a poucos dias da Páscoa.

O mercado já começa a aumentar o faturamento.
Redes de supermercados já repõem mercadorias nos expositores, as crianças seguem eufóricas e...
O significado dessa data vai ficando empoeirada nos cantos da vida.
Que pena!
Apaixonei-me por essa festa judaica desde que tomei consciência de seu significado profético e seu cumprimento em Cristo.
Aprecio observar no novo testamento o cumprimento do que era simbólico. Até mesmo o ‘Pessach’.
Encontramos em Êxodo capítulo 12 a instituição da Páscoa, Deus libertando o seu povo (hebreu) da escravidão do Egito sob domínio de Faraó. Naquela noite o sangue do cordeiro foi sinal dos que pertenciam a Deus. O anjo da morte ‘passou por cima’ das casas onde havia o sangue e livrou os filhos dos hebreus enquanto a ‘última praga’, a morte dos primogênitos, assolou o povo egípcio. A alimentação rápida e sem fermento, as ervas amargas e claro, o cordeiro, estão sempre presentes na comemoração dessa festa judaica.
O que mais me impressiona é ler sobre essa mesma festa sendo celebrada por Cristo no novo testamento. Cada simbolismo passando por suas mãos e bênçãos e sendo distribuídos para seus discípulos. Nele estava todo o cumprimento da páscoa.
Desde o momento de sua unção na casa de Simão, o corpo sendo perfurado e afligido, o sangue...
Com algumas diferenças. O sacrifício se tornou suficiente, pois ele foi o cordeiro sem mácula. Seu sangue, o sangue da nova e eterna aliança.
A festa ‘da escravidão para a liberdade’ se tornou a nossa redenção. Podemos nos lembrarmos de seu sacrifício enquanto celebramos a santa ceia sabendo que naquele dia, (assim como ele cumpriu as promessas do antigo testamento) ele nos fará participar com ele do cumprimento de suas promessas no novo testamento. Sua vinda e a eternidade.
Espero que sua páscoa seja muito mais do que o comercio impregnou nas mentes de nossa sociedade. Seja verdadeiramente a festa da liberdade, em Cristo, o nosso cordeiro pascal.

2 comentários:

elainemary22 disse...

por que comemora o coelhinho chocolates
manda retorno bjs paz...

Daphnne disse...

Elaine, o coelho não é um símbolo da páscoa. O chocolate muito menos.
Em contra partida é um bom produto comercial, não acha? Vende bem e é saboroso.
Como descrevi em minha postagem houve muita influência comercial na comemoração da Páscoa o que encobriu o verdadeiro significado dessa festa.
A Páscoa não tem a intenção de falar de multiplicação ou fertilidade (portanto não cabe a figura do coelho)mas sim de livramento divino através do sangue do cordeiro. O texto chave para a Páscoa você encontra em Êxodo cap. 12.