Pular para o conteúdo principal

O Que Você Comemora na Páscoa?

Estamos a poucos dias da Páscoa.

O mercado já começa a aumentar o faturamento.
Redes de supermercados já repõem mercadorias nos expositores, as crianças seguem eufóricas e...
O significado dessa data vai ficando empoeirada nos cantos da vida.
Que pena!
Apaixonei-me por essa festa judaica desde que tomei consciência de seu significado profético e seu cumprimento em Cristo.
Aprecio observar no novo testamento o cumprimento do que era simbólico. Até mesmo o ‘Pessach’.
Encontramos em Êxodo capítulo 12 a instituição da Páscoa, Deus libertando o seu povo (hebreu) da escravidão do Egito sob domínio de Faraó. Naquela noite o sangue do cordeiro foi sinal dos que pertenciam a Deus. O anjo da morte ‘passou por cima’ das casas onde havia o sangue e livrou os filhos dos hebreus enquanto a ‘última praga’, a morte dos primogênitos, assolou o povo egípcio. A alimentação rápida e sem fermento, as ervas amargas e claro, o cordeiro, estão sempre presentes na comemoração dessa festa judaica.
O que mais me impressiona é ler sobre essa mesma festa sendo celebrada por Cristo no novo testamento. Cada simbolismo passando por suas mãos e bênçãos e sendo distribuídos para seus discípulos. Nele estava todo o cumprimento da páscoa.
Desde o momento de sua unção na casa de Simão, o corpo sendo perfurado e afligido, o sangue...
Com algumas diferenças. O sacrifício se tornou suficiente, pois ele foi o cordeiro sem mácula. Seu sangue, o sangue da nova e eterna aliança.
A festa ‘da escravidão para a liberdade’ se tornou a nossa redenção. Podemos nos lembrarmos de seu sacrifício enquanto celebramos a santa ceia sabendo que naquele dia, (assim como ele cumpriu as promessas do antigo testamento) ele nos fará participar com ele do cumprimento de suas promessas no novo testamento. Sua vinda e a eternidade.
Espero que sua páscoa seja muito mais do que o comercio impregnou nas mentes de nossa sociedade. Seja verdadeiramente a festa da liberdade, em Cristo, o nosso cordeiro pascal.

Comentários

Unknown disse…
por que comemora o coelhinho chocolates
manda retorno bjs paz...
Daphnne disse…
Elaine, o coelho não é um símbolo da páscoa. O chocolate muito menos.
Em contra partida é um bom produto comercial, não acha? Vende bem e é saboroso.
Como descrevi em minha postagem houve muita influência comercial na comemoração da Páscoa o que encobriu o verdadeiro significado dessa festa.
A Páscoa não tem a intenção de falar de multiplicação ou fertilidade (portanto não cabe a figura do coelho)mas sim de livramento divino através do sangue do cordeiro. O texto chave para a Páscoa você encontra em Êxodo cap. 12.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e