Pular para o conteúdo principal

O Estrategista

Em alguns momentos da vida nos vemos sem forças para enfrentar os desafios e nem mesmo sabemos o que fazer. São nessas horas que buscamos encontrar uma saída.

Alguns se trancam no seu silêncio buscando encontrar uma resposta, outros viram matracas reclamando de tudo e de todos. Outros simplesmente se deixam cair sobre a poltrona com seus olhos fixos no nada esperando o vento passar.

Nesses momentos que chamamos de lutas, batalhas e pelejas são necessárias estratégias eficazes para que a vitória chegue.

Gosto de olhar para a bíblia sagrada e observar como Israel vencia esses tempos difíceis.

Sendo uma nação escolhida por Deus, eles tinham um jeito muito peculiar de conquistar suas batalhas.

Nas ações táticas espera-se que as tropas exerçam seus melhores planejamentos, forças, valentias e potenciais bélicos, mas esse é o jeito humano de analisar a situação.

Israel não seguia o jeito humano. Era Deus quem pelejava. (isso é... quando eles estavam em obediência)

Olhando para a história descrita em Juízes cap. 7, quando Israel enfrentou os midianitas, vejo uma dessas estratégias de Deus para seu povo.

Deixe-me fazer uma pausa para algumas perguntas.

Você já provou ser despertado do sono por um barulho?

Como foi que você reagiu?

Posso imaginar que como qualquer ser humano você tenha se assustado e a reação foi ter o coração disparado, o corpo tremulo e desorientação. Não é assim que acontece?

Agora pense bem...

Os midianitas estavam armados contra Israel, prontos para pelejar, acampados em vigília esperando o momento de atacar. Entre eles já havia um suspense a respeito daquela peleja por conta de um sonho.

Então o que se vê no decorrer da história é algo realmente interessante.

A pequena tropa de 300 homens é dividida em três.

Potencial bélico?

Nada do que se poderia imaginar. Trombetas e cântaros vazios contendo tochas acesas.

O grito de guerra?

“Pelo Senhor e por Gideão!”

A estratégia?

Ao princípio da vigília da meia-noite, logo depois da troca das sentinelas os três grupos de 100 homens se aproximariam da extremidade do arraial, tocariam suas trombetas e quebrariam os seus cântaros ao som do grito de guerra.

E assim aconteceu.

Não foi necessária nenhuma outra estratégia para essa peleja. Essa foi a vitória conquistada através do assombro. O Senhor tornou a espada de um contra o outro. A bíblia conta que os midianitas ao ouvirem o som e avistar as tochas acesas começaram a correr gritar e fugir.

Fico aqui com meus botões a pensar...

Qual comandante poderia sugerir essa estratégia para uma batalha?

Possivelmente esse pensamento nunca tenha passado pela cabeça de um militar.

Não corresponde a uma tática inteligível na perspectiva humana, mas, essa foi a estratégia que Deus deu para Gideão e deu certo.

Já vi muitas vezes o agir de Deus no meio da igreja e em situações diversas que se deram totalmente diferentes do raciocínio lógico.

Gosto de pensar sobre esse assunto.

Mesmo que não sabemos o que fazer e não tenhamos forças em nós mesmos...

Se nossos olhos estiverem em Deus teremos vitória. Deus nos dará uma estratégia!

Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá. (Isaias 29:14)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e