Pular para o conteúdo principal

Crédito a quem tem Credibilidade

Recordei de uma história que ouvi quando criança. Meu olhar estava fitado no pregador daquela noite. Aquele homem alto de voz firme narrava um acontecimento como ilustração para sua mensagem. Nunca me esqueci das palavras do pastor Osmar.
Ele contava de um incêndio de grandes proporções ocorrido em um circo. Dizia que durante o espetáculo um palhaço que se apresentava percebeu o princípio de incêndio e tentou desesperadamente avisar o público gritando:
- O circo está pegando fogo, escapa-te por sua vida!
Ele gesticulava com desespero e gritava com todo o seu fôlego, mas seus gritos faziam a plateia vibrar e entender suas ações como parte do espetáculo e palhaçada.
- O circo está pegando fogo, escapa-te por tua vida!
Quanto mais desespero do palhaço mais a plateia vibrava e o pior aconteceu.
O desastre foi grande. O fogo se alastrou. Muita gente se feriu e houve muitas mortes.
O alerta foi dado a tempo, mas o anunciante por ser um homem caracterizado de palhaço não foi atendido. A plateia não deu crédito à mensagem do “palhaço” embora o seu desespero e recado naquele episódio era algo sério e verdadeiro.
Essa história ficou registrada em minha memória e cada vez que me lembro fico a questionar.
Como tenho me portado diante da sociedade, diante da minha família, no meu emprego, na igreja?
As palavras que saem da minha boca, ou os textos que escrevo, as minhas ações carregam em si credibilidade ao ponto de tocar as pessoas?
Consigo transmitir algumas mensagens que gera reflexões para a vida de outros?
E quanto a você? Sua mensagem tem crédito e você credibilidade para assegurar as verdades de suas palavras?
Ou será que estamos como este “palhaço” gritando a todo fôlego uma mensagem, mas seu conteúdo chega à nossa “plateia” como parte de um espetáculo circense?
Acredito que todo artista circense faz um trabalho espetacular. Não conseguiria nunca imitar nenhuma de suas ações. Não tenho flexibilidade corporal, não tenho treinamento adequado, não tenho nada que possa me comparar, mas...
Quando o artista está caracterizado todas suas ações e mensagens serão tidas como espetáculo.
Penso que todo circo que se preze conta com um forte esquema de segurança. Militares, corpo de bombeiros, enfermeiros devidamente a postos e uniformizados a fim de assegurar que em caso de acidentes a mensagem de alerta seja respeitada.
O que faltou na história relatada pelo pastor Osmar foram pessoas de credibilidade e autenticas para serem portadoras do alerta.
Não é assim também na vida?
Existem muitos artistas que se caracterizam para o seu trabalho. São ótimos profissionais e muito talentosos. Suas expressões corporais são espetaculares. Suas expressões faciais são perfeitas. Os textos decorados tomam forma de maneira tal que nos deixam vidrados no espetáculo...
Ficamos cegos e surdos para a realidade; submersos no mundo fantástico e quando um sinal de incêndio é percebido... Eles não têm a credibilidade para nos fazer entender que o circo está pegando fogo. É necessário que entre em ação os militares, bombeiros e profissionais de segurança e então entendemos que o espetáculo acabou e que nossas vidas estão em perigo.
Pense nisso.
Não espere o fogo se alastrar, os pastores e líderes espirituais já estão em ação. É hora de tirar os olhos do espetáculo fantasioso e perceber o perigo enquanto há tempo de escapar por nossa vida!
As famílias estão cada vez mais desestruturadas. Cada vez mais a libertinagem se alastra na sociedade. Doenças e destruições acontecem em todos os instantes enquanto muitos artistas caracterizados estão gritando desesperadamente sua mensagem de alerta a sociedade continua vibrando com o espetáculo.
Pense nisso. Dê crédito a quem tem credibilidade!

Comentários

Lú... disse…
Parabéns!!! Cunhada querida!
Saiba que aos meus olhos você tem credibilidade sim. Pois cada vez que você nos presenteia com suas reflexões nos faz refletir, sem contar que sabemos que seu blog serve de inspiração à muitas pessoinhas.rs
Oro para que o Senhor abra bem nossos olhos para a realidade e possamos ter pessoas ao nosso redor e sermos pessoas com credibilidade não só nas palavras mas em nossas atitudes.
Beijos com carinho!
Lú...
Michelle Alvear disse…
Concordo em gênero e grau com o que você escreveu, Daphnne. REalmente devemos nos portar de maeira tal que nossa credibilidade nunca seja abalada. E também concordo com que a Luciemire disse. Você realmente inspira muitas pessoinhas, inclusive eu. Suas mensagens são realmente inspiradoras. Que Deus continue abençoando sua vida e lhe dando muitas mensagens para compartilhar conosco.
Unknown disse…
Olá Daphnne, boa lembraça, aquela mensagem foi especial, pena que os "circos" tem pegado fogo e não há credibilidade naqueles que estão reportando sobre o "fogo". Credibilidade se adquiri com o tempo, conquistando a cada palavra cumprida, a cada compromisso honrado, como nos diz a escritura: Seja o sim sim e o não nao, e o que passar disso é procedencia do Maligno. Não da para lidar com o mentiroso ou com o que não honra sua palavra. De maneira que sua própria credibilidade Daphnne tem sido conquistada ao longo dos anos, atravez de sua conduta diária. Ou seja não se conquista credibilidade com infantilidade. Boa palavra, te amo. JRS
Josilene disse…
Nossa...mais uma vez: que reflexão!
Concordo com o Pr. Jefferson, é uma pena que o circo está pegando fogo e muitos não dão crédito a quem tem credibilidade. O pior é notarmos que muitos preferem continuar em um mundo fantasioso, mesmo vendo tudo ser consumido!!!
Credibilidade...que sejamos sensíveis o suficiente para darmos crédito a quem REALMENTE tem credibilidade!

Abraços
André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!
"Quem deu crédito à nossa pregação? (...) não tinha beleza nem formosura(...). Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens (...), e não fizemos dele caso algum." [Is. 53]
Olha que controvérsia. O homem mais digno de credibilidade não foi ouvido! Vejo que as pessoas não gostam de aceitar a essência da expressão, mas sim a roupa, a 'casca', aquilo que as agrada e o que lhes é mais cômodo. Não sei, mas pode ser que alguém até percebeu a mensagem do palhaço, mas seria incômodo demais sair daquele espetáculo naquele momento. É mais fácil para muitos distorcer A MENSAGEM, a aceitar os desafios que lhes são propostos todos os dias!
Que o Senhor nos ajude a entender e a ATENDER ao seu chamado. Em nome do Senhor Jesus!

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e