Pular para o conteúdo principal

Vencer com Dignidade

É... Mais uma vez tenho que voltar ao futebol. Desta vez o cenário se desenrolou no estádio Gigante de Arroyto em Rosário na Argentina.
Neste cenário marcado por muita rivalidade e expectativa o Brasil venceu a seleção Argentina de futebol com um resultado de 3x1.
Porém o que me surpreendeu foi a exorbitante expectativa argentina de derrotar o Brasil. Muitos torcedores saíram de suas casas três dias antes da partida para garantir um lugar na fila de ingressos no estádio.
Fiquei observando os comentários decorrentes desses dias, foram muitas provocações pronunciadas com um peso de competição acirrada. Foram três dias que estes torcedores se privaram de conforto, alimentação correta, uma boa higiene pessoal, convivência familiar a fim de que? Garantir que veriam a seleção brasileira de futebol ser “esmagada” pela seleção de Diego Maradona!
Claro que uma vitória no futebol alegra qualquer brasileiro e nos faz sentir orgulhosos.
No entanto soube das reações daqueles torcedores argentinos. Após perceberem que sua seleção já havia perdido a chance de recuperar o resultado do jogo – um a um começaram a deixar o estádio.
O que fez esses torcedores abandonarem o estádio antes do resultado final? Não estavam ali para apoiar seus jogadores? A razão de estarem no estádio após três dias de acampamento não era de dizer que eles apoiavam e torciam pela seleção argentina? Aquele ao meu ponto de vista era o momento de realmente demonstrar sua paixão para com sua nação.
Isso me fez lembrar o assunto que discutíamos sábado passado. Paixão!
Não foi a paixão pelo futebol argentino que levaram a agir com entusiasmo excessivo?
Mas... A paixão se perdeu quando o time falhou? Que sentimento é esse que faz o torcedor abandonar seu time quando este precisa de apoio?
Se é lícito aproveitar esse texto para trazer uma reflexão para hoje, pense...
O amor que você demonstra para com sua família está baseado somente nas conquistas?
O amor que você demonstra por Cristo se baseia somente no que ele pode te dar?
O amor que você demonstra pela vida só consegue ser percebido quando tudo vai bem?
Ou eu e você somos apaixonados (e como diz a definição temos um amor intenso e excessivo) ou precisamos repensar nossos sentimentos.
As vitórias sempre nos alegram, nos deixam eufóricos e vibrantes, mas nas derrotas sempre teremos uma oportunidade de aprendizado. Sempre teremos uma oportunidade de crescimento e maturidade que nos fará um pouco mais adiante saborear com integridade e dignidade novas vitórias.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e