segunda-feira, 20 de abril de 2009

Barro na mão do Oleiro


Caro amigo e leitor, que bom que Deus nos tem dado vida e a oportunidade de vivê-la em sua presença.
Neste fim de semana que passou pude meditar a respeito de algumas passagens bíblicas que faz referência a vasos de barro.
Uma dessas passagens se encontra em Jeremias no cap. 18 onde Deus mandou Jeremias descer à casa do oleiro e observar o seu trabalho.
O vaso que o oleiro fazia se quebrou e para admiração de Jeremias o oleiro começou a trabalhar o mesmo barro e fez um novo vaso como bem lhe pareceu fazer.
O que Deus disse a Jeremias após essa observação foi que ele poderia fazer de Israel como o Oleiro fez, tornar a edificar essa nação, restaurar.
Deus comparou Israel como o barro e a si mesmo como oleiro.
Em outras passagens como em Isaías, Romanos e Timóteo há uma pergunta: Acaso pode a criatura questionar seu criador? Ou... Tem o barro domínio sobre o oleiro?
Segui minha reflexão trazendo a memória os questionamentos que fazemos.
Perguntamos porque nos sobrevém algumas aflições ou porque algumas “tragédias” acontecem conosco e não com outros...
Acontece que em muitas vezes também questionamos se estamos servindo para alguma coisa ou se ainda há esperança para nós.
Não temos o domínio de nossas vidas, somos barro!
Mas, podemos nos alegrar pelo fato de estarmos nas mãos do oleiro Jesus.
Entregue-me barro nas mãos... o que farei? Talvez corra o mais rápido possível para jogá-lo fora e lavar as mãos.
Ao contrário disso, entregue barro nas mãos de um oleiro e veja que bela obra ele é capaz de fazer!
“...como barro na mão do oleiro, assim sóis vós na minha mão, ò casa de Israel” Jeremias 18:6
Vamos descer á olaria de Deus e deixar que ele nos molde como bem lhe parecer.
Ainda que venhamos a nos quebrar ou sofrer algumas trincas ele jamais desistirá de nós. Ele é capaz de pegar o vaso quebrado e torná-lo um novo vaso.
Tenha uma boa semana!

3 comentários:

André Rodrigues disse...

Paz do Senhor!
Mais do que nunca tenho experimentado a sensação de ser moldado pelo Senhor, como "barro nas mãos do Oleiro"! Mas nós enquanto seres humanos somos tão pequeninos que, ainda sendo moldados pelo Senhor, ainda assim qustionamos sua vontade sobre nós... Mas ainda assim ele olha desde os céus, para todos os filhos dos homens com sua graça e misericórdia. Encontremos diante dele graça para continuar esta jornada que, segundo a promessa do Pai, breve terminará!
Fik com Deus na Paz do Senhor Jesus Cristo!

Dc. gil disse...

óla paz!
é mutio bom saber, que somos barro na mão do Senhor, mas como o nosso irmão André tem comentado somos pequenos, e questionamos muito;
á verdade temos que ser moldados todos os dias!
Daphnne que Deus te abençoe muito fica na paz do Senhor Jesus!

Josilene disse...

Paz! É maravilhoso ler mensagens como esta que nos faz lembrar que somos barros e totalmente dependentes nas mãos do oleiro!!! Amei a frase: "Ainda que venhamos a nos quebrar ou sofrer algumas trincas ele jamais desistirá de nós. Ele é capaz de pegar o vaso quebrado e torná-lo um novo vaso"...afinal, é isso que nos dá esperança! Esperança para continuarmos confiando no nosso Deus, esperança de um milagre, esperança de um futuro, independente de quantas vezes seja necessário sermos quebrado e moldados novamente!!!
Abraços