Pular para o conteúdo principal

Oposição / Realização

Admiro Neemias [e não escondo de ninguém].
Este homem é um exemplo de liderança realmente eficaz*!
Quando intentou ajudar Jerusalém a reconstruir seus muros atraiu a atenção de seus opositores: Sambalate, Tobias e Gésen.
A primeira oposição se deu quando Neemias intentou! Ele nem sequer havia exposto o seu projeto...
Havia uma grande obra para ser realizada e sem que esta obra tivesse inicio já havia opositores.
Isso lhe parecesse comum? O que esperar quando o projeto tiver saído do papel?
Mais oposição... foi o que este líder obteve.
Apesar de que a obra começou a fluir, Sambalate, Tobias e Gésen estavam dispostos a parar aquela construção.
Neemias percebeu desde o princípio que devia tomar providências para que o seu projeto não desmoronasse. Ele sabia quão necessário eram os muros para Jerusalém. Sabemos que os trabalhadores tinham instruções para o sucesso. O trabalho e a vigilância. Desta maneira somente conseguiriam concluir o que já estava se mostrando como um bom resultado.
Porém (no meio do caminho tinham três grandes pedras!)
Finalmente na história de Neemias chegamos á realização de um projeto. Muros construídos, cidade novamente segura e...
Sambalate, Tobias e Gésen mudam suas estratégias... [o muro está construído mas não devemos deixar por menos...] Eles bolam um plano “infalível” para desfazer aquela construção. Como? [Se não conseguimos impedi-los... nos juntemos a eles... e assim quando eles estiverem conosco finalmente podemos “aplicar o golpe”].
É, eles tentaram, se opuseram, bolaram planos para impedir esta obra mas havia um líder disposto a fazer de tudo para que a oposição não superasse a realização. Não se juntou a eles. Permaneceu firme nos seus propósitos e não baixou a vigilância e o trabalho.
Nossa história de vida em todos os aspectos sempre passará por momentos assim. Vamos ter de enfrentar oposições em todos os níveis, mas os que permanecerem firmes nos seus propósitos conseguirão realizar os seus planos. Veja bem... Neemias, grande líder, recebeu instruções de Deus para esta grande obra e se você, meu caro leitor e amigo quiser uma dica de um outro líder que também obteve grande sucesso pratique: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará! Salmo 37.
Tenha uma boa semana!

*veja ao lado o nome do livro sobre a liderança eficaz

Comentários

Anônimo disse…
Paz! Realmente...é impressionante como quando intentamos fazer algo, mesmo que ainda seja um simples projeto,...sempre aparecem uns Sambalate, Tobias e Gésen. São nestes momentos que a nossa fé e confiança no Senhor são provadas...mas...o bom é que até aqui o Senhor tem nos ajudado e nos feito triunfar!!! Oposição sempre existirá....mas também existirá os sonhos que Deus planta em nossos corações...então porque temer...se quem nos prometeu é Poderoso para fazer muito mas abundantemente além do que pedimos ou pensamos? (Ef. 3:20) Estejamos pois sempre debaixo da unção do Senhor e, assim, a Vitória é nossa...não importa o quanto tenhamos que lutar!!!

Abraços
Josi / SP
Anônimo disse…
Oi Daphnne... realmente é muito interressante e encorajadora a história de Neemias. Um bom exemplo para todos os que querem vencer, não importa em quais circunstâncias. O versículo chave da minha vida tem sido "Se Deus é por nós quem será contra nós?" e outros.Devemos continuar firmes na presença do Senhor, é claro, se quisermos sair vencedores nas lutas contra os nossos opositores.Bjs tia Dé

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e